É doutor e mestre em Administração de Empresas, na área de Gestão de Operações e Competitividade, pela FGV-EAESP, com período de intercâmbio de doutorado na W.P. Carey School of Business, na Arizona State Univesity, nos Estados Unidos. Formou-se em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (MG).
Desde o início da carreira, concentrou sua atuação profissional em operações, no desenvolvimento de projetos de melhoria de produto/processo em empresas de logística, no terceiro setor, no ramo educacional e em grandes redes de varejo. Como pesquisador, seus estudos buscam evidenciar de que maneira a vantagem competitiva das empresas é afetada pela adoção, em diferentes níveis, de práticas operacionais e de gestão da cadeia de suprimentos.
Ingressou no Insper em 2009. É professor associado dedicado às áreas de gestão de operações e cadeia de suprimentos para graduação, MBA, mestrado profissional e educação executiva. Na graduação, foi o docente responsável pelo Programa REP (Resolução Eficaz de Problemas), em que os alunos buscam resolver desafios reais de empresas parceiras.
Entre 2017 e 2020 atuou como coordenador do curso de Administração e entre 2020 e maio de 2023 foi diretor da Graduação, sendo responsável pelas áreas de suporte à experiência do aluno e pelos projetos que reforçam a proposta do Insper de uma graduação integrada entre Administração, Economia e Engenharia.
Marcelo construiu uma trajetória de quase 30 anos de atuação no Itaú Unibanco, com passagens por diversas áreas da empresa tais como Controladoria, Planejamento, Riscos (crédito, mercado e operacional), Ouvidoria, Melhoria Contínua e Eficiência.
Atuou como diretor de RH e Relações Trabalhistas, sendo responsável pelas políticas e diretrizes dos produtos de RH, e pelo relacionamento com entidades sindicais. Ainda atua como Diretor do Instituto Unibanco, entidade social ligada ao grupo, com projetos voltados à melhoria do Ensino Médio público.
Graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP, concluiu também o Mestrado Profissional em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), com extensão na University of Texas, Austin.
Sérgio Lazzarini é PhD em Administração (nas áreas de Organização e Estratégia) pela John M. Olin School of Business, Washington University, e Mestre em Administração pela FEA/USP. É Professor Tituar da Cátedra Chafi Haddad de Administração do Insper. Foi Professor Titular da Ivey Business School, Western University, e visitante de diversas universidades, incluindo Harvard (2010, 2012), University of St Gallen (2009), HEC Paris (2014), Insead (2015), Brandeis (2016), Imperial College (2017), University of Utah (2019), e University of Toronto (2021-22).
Tem pesquisado, recentemente, a estratégia e a governança de organizações interessadas em gerar impacto social, as quais envolvem empresas privadas orientadas para impacto, organizações públicas (estatais) e colaborações público-privadas. É fundador do Insper Metricis, núcleo de medição para investimentos de impacto socioambiental.
Publicou uma trilogia de livros sobre relações público-privadas: Capitalismo de Laços (Elsevier, 2011, agraciado em segundo lugar do Prêmio Jabuti de 2011; edição revisada pela Bei Editora, 2018), Reinventing State Capitalism: Leviathan in Business, Brazil and Beyond (Harvard University Press, 2014, com Aldo Musacchio) e The Right Privatization: Why Private Firms in Public Initiatives Need Capable Governments (Cambridge University Press, 2022, versão traduzida vencedora do Prêmio Jabuti Acadêmico de 2024).
Além disso, tem publicado regularmente em diversas revistas acadêmicas nacionais e internacionais, como Strategic Management Journal, Academy of Management Journal, Organization Science, Strategic Entrepreneurship Journal, Public Choice e Harvard Business Review Latin America, dentre outras.
No Insper, foi coordenador do Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper de 2003 a 2006, coordenador do curso de Administração de 2005 a 2006, diretor acadêmico de Graduação e de Mestrado de 2007 a 2008, diretor acadêmico de Graduação em 2009 e diretor de Pós-graduação Stricto Sensu de 2013 a 2015.
Tem atuado em projetos de consultoria para organizações privadas, públicas e multilaterais como a OECD, BID, Banco Mundial. Tem sido fonte de diversos veículos internacionais como a The Economist, New York Times, Financial Times, Forbes, BBC e Bloomberg. Foi membro do Comitê Executivo (2008-2010) e representante global para a América Latina (2007) da Business Policy and Strategy Division da Academy of Management; membro do Conselho da International Society for the New Institutional Economics (2009-2011); e líder de tema da Divisão de Estratégia da ANPAD (2009-2010). Atualmente é editor associado do Academy of Management Review.
André Filipe de Moraes Batista é doutor em Engenharia da Computação pela Universidade de São Paulo, mestre e bacharel em Ciência da Computação.
Atua por mais de 14 anos na área de tecnologia da informação na condução de equipes voltadas para a transformação digital, incorporação de jornadas analíticas e estratégias orientadas a dados.
Na carreira acadêmica, é professor e pesquisador nas áreas de ciência de dados, governança de dados e inteligência artificial.
Antes do Insper, André Lahóz Mendonça de Barros trabalhou por 22 anos na revista Exame, que dirigiu por quase uma década. Foi ainda editor de economia, editorialista, repórter especial e correspondente em Paris do jornal Folha de S.Paulo.
É economista formado pela USP e tem mestrado em ciência política pela USP, em história econômica pelo London School of Economics e em economia pelo Insper.
Economista e mestre em administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui duas pós-graduações em gestão e mais de 30 anos de experiência nos setores privado e público.
Atuou por 16 anos em empresas expressivas em seus segmentos, em áreas focadas em planejamento, gestão e performance. Na administração pública, esteve por mais de 8 anos desenvolvendo e implementando grandes projetos, conduzindo o planejamento e o monitoramento de metas e resultados.
Ingressou no Insper em 2017 como coordenador executivo do Centro de Gestão e Políticas Públicas, sendo responsável pela implantação e gestão da área.
Professora titular do Insper. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em economia pelo PUC-Rio, mestrado em Estatística e doutorado em economia na Universidade da Califórnia, Berkeley.
Antes de ingressar no Insper, foi professora visitante na Universidade de Michigan e professora associada da EESP/FGV. Suas áreas de pesquisa são Econometria e Economia da Educação.
Tem artigos publicados em vários periódicos internacionais, incluindo The Review of Economic Studies, Journal of Econometrics, Quantitative Economics and Review of Economics and Statistics.
Atualmente, é membra do “Latin American Standing Committe” da Econometric Society e do conselho da Sociedade Brasileira de Econometria. Já foi editora associada da Brazilian Review of Econometrics.
Professora associada e coordenadora de responsabilidade social e extensão, ministra disciplinas nas áreas de Estratégia, Sustentabilidade e Negócios Sociais no Insper. Desenvolve consultoria e pesquisa em sustentabilidade e responsabilidade corporativa, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, bem como relatórios de sustentabilidade no padrão GRI.
É doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras, mestre pela Universidade de Wageningen (WUR), na Holanda, em Gestão Socioambiental, e graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras.
Trabalhou no Instituto de Economia Agrícola em Haia, na Holanda, como pesquisadora Júnior (2002-2003) e também como pesquisadora do PENSA (Centro de Inteligência do Agronegócio) da FEA/USP de 2005 a 2007. Foi também coordenadora acadêmica de programas executivos no Insper de 2006 a 2012 (Clariant, CONIB, Grupo ABC, Nestle, Pepsico, Cargill, Banco Real, Santander, CPFL, Toyota, J&J, Baxter, Orbitall, Bradesco, AGF/Allianz, Einstein, Alpargatas, Grupo Ultra, Latapack-Ball).
Na área de educação, trabalhou como docente em tempo parcial na EASP/FGV de 2013 a 2015 e como professora nos programas de educação executiva da FUNDACE, Unisinos, Newton Paiva, FIA, São Paulo, GV-PEC.
Mestranda em Psicologia do Trabalho na Universidade de São Paulo, Renice é graduada em Psicologia e tem MBA Executivo pelo Insper.
Com mais de 20 anos de experiência, a profissional tem uma trajetória marcada por uma atuação estratégica em Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional.
Há 16 anos no Insper, Renice iniciou sua jornada na área de Recursos Humanos, onde liderou a integração deste setor com o Departamento Pessoal, Recursos Humanos e Gestão do Ciclo de Vida do Docente.
Em 2021, implementou o Student Life, com a missão de impulsionar o desenvolvimento dos alunos por meio de um suporte integrado, que envolve as áreas de Acolhimento, Acessibilidade e Inclusão, Jornada do Aluno, Experiência Internacional e Carreiras.
Renice foi, ainda, responsável pela estruturação da área de Diversidade, Equidade e Inclusão, voltada a toda Comunidade Insper.
Silvio Abrahão Laban Neto é graduado em Engenharia Naval pela Poli-USP, pós-graduado com especialização em Administração de Empresas pela EAESP-FGV e doutor em Administração com ênfase em Marketing pela EAESP-FGV.
Iniciou as atividades acadêmicas e de docência em 2004, tendo sido também vice-coordenador do Centro de Excelência em Varejo. Atuou durante mais de 19 anos como executivo em diversas organizações de serviços e varejo. É coordenador do Mestrado Profissional em Administração do Insper.