BANCO DE INFORMAÇÕES DE REGISTRO DE DIPLOMAS
(PORTARIA Nº 1.095, DE 25 DE OUTUBRO DE 2018)
Este FAQ tem como objetivo sanar dúvidas a respeito do novo processo de emissão e registro dos documentos de conclusão dos cursos de Graduação, Pós-Graduação Stricto Sensu e Pós-Graduação Lato Sensu, disponibilizados, exclusivamente, no formato digital.
Importante: mantenha os seus dados cadastrais atualizados.
Em caso de dúvidas, entre em contato com Student Life.
Diploma Digital é o documento com existência, emissão e armazenamento integralmente em meios digitais que todos os formados dos cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu têm o direito de receber, desde que todos os componentes (curriculares e documentais) obrigatórios estejam regularizados.
Certificado de Conclusão de Curso Digital é um documento com existência, emissão e armazenamento integralmente em meios digitais que todos os formados dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu têm o direito de receber, desde que todos os componentes (curriculares e documentais) obrigatórios estejam regularizados.
Graduação: Corresponde a um conjunto de arquivos no formato XML (linguagem de programação) assinados eletronicamente. Para fins de conforto visual, é disponibilizada também uma representação visual digital do documento (RVDD).
Pós-Graduação Stricto Sensu: Corresponde a um arquivo no formato em PDF assinado nos termos da MP 2200-2/2001.
Pós-Graduação Lato Sensu: Corresponde a um arquivo no formato em PDF assinado nos termos da MP 2200-2/2001.
Graduação: Após a colação de grau, com a documentação pessoal e acadêmica em ordem, o prazo para emissão e registro do diploma digital é de 120 (cento e vinte) dias corridos, podendo ser prorrogado por igual período em casos excepcionais.
O discente receberá os seguintes documentos no e-mail cadastrado no Insper.
*XML – Define a estrutura sintática da Documentação Acadêmica para Emissão e Registro.
Este caso se aplica a alunos que colaram grau a partir de 2022.
Pós-Graduação Stricto Sensu: Após a conclusão dos componentes curriculares obrigatórios e do recebimento da ata, com a documentação pessoal e acadêmica em ordem, o prazo para emissão e registro do diploma digital é de 120 (cento e vinte) dias. O processo de emissão do Diploma Digital terá início após a abertura da solicitação, por parte do discente, via requerimento (Aluno Online).
O discente receberá os seguintes documentos no e-mail cadastrado no Insper:
Pós-Graduação Lato Sensu: Após a conclusão dos componentes curriculares obrigatórios, com a documentação pessoal e acadêmica em ordem, o prazo para emissão e registro do certificado de conclusão de curso digital é de 120 (cento e vinte) dias corridos. Válido apenas os discentes concluídos a partir de 2024.32. Para os discentes anterior à 2024.31, o processo de emissão do Certificado de Conclusão de Curso Digital terá início após a abertura da solicitação, por parte do discente, via requerimento (Aluno Online).
O discente receberá os seguintes documentos, no e-mail cadastrado no Insper:
Em casos de pendência e/ou documentação ilegível. Por isso, solicitamos a regularidade dos documentos pessoais e acadêmicos, bem como a atualização de dados cadastrais junto ao Insper, para atendermos os prazos legais.
Graduação: A partir do 1 de janeiro de 2022, as emissões e registros dos diplomas da Graduação são, exclusivamente, digitais. O interessado poderá imprimir a RVDD – Representação Visual do Diploma Digital, para efeito decorativo, a qualquer momento, em uma gráfica de sua preferência.
Para fins de comprovação acadêmica, recomendamos que o discente compartilhe a RVDD – Representação Visual do Diploma Digital, pois nesta visualização documental estão todas as informações tradicionais sobre sua formação, além do QR Code para acesso público ao documento oficial.
Pós-Graduação: A partir do 1 de agosto de 2022, as emissões e registros dos diplomas da Pós-Graduação Stricto Sensu e Certificado de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu são, exclusivamente, digitais.
Não. Os documentos de conclusão de curso emitidos no formato físico não precisam ser substituídos. Caso haja necessidade, será necessário solicitar uma segunda via no formato digital, mediante o pagamento do valor de uma segunda via. O processo de emissão terá início após a abertura da solicitação, por parte do discente, via requerimento (Aluno Online).