Por que um Centro de Estudos das Cidades?
As abordagens tradicionais do urbanismo já não são capazes de equacionar os complexos desafios enfrentados pelas cidades contemporâneas. Com o extraordinário aumento da disponibilidade de dados georreferenciados e a evolução de métodos analíticos, a pesquisa interdisciplinar sobre as urbes avançou muito em diversos países.
No Brasil, entretanto, constata-se uma carência de práticas inovadoras na gestão das cidades e uma escassez de avaliação de impacto sobre a eficácia das políticas públicas para a sua transformação.
O Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper tem como objetivo enfrentar esses desafios, integrando-se a uma escola de negócios que é referência nas suas atividades de pesquisa e ensino para – com o uso de dados e evidências – aproximar a academia dos setores público e privado, do terceiro setor e das comunidades vulnerabilizadas, visando a melhoria da vida dos cidadãos
Como funciona o Insper Cidades?
Estruturado em núcleos, o Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper integra-se aos programas educacionais e áreas de pesquisa existentes na instituição de modo transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e o estabelecimento de múltiplas associações, criando um ambiente particularmente propício ao aprendizado e à inovação.
A proposta é que o conhecimento sobre o meio urbano seja compreendido como um campo de atuação no qual profissionais de diversas disciplinas aplicam seus repertórios e ferramentais.
O que nos une
Em um mundo cada vez mais urbanizado, pensar as cidades contemporâneas é um dos grandes desafios da humanidade. Duas realidades distintas marcam o desenvolvimento urbano hoje em dia: enquanto o Hemisfério Norte coloca em prática o planejamento com foco na sustentabilidade, no uso massivo de dados, na governança comunitária, na resiliência, na mobilidade ativa etc., no Sul Global as dificuldades ainda são de outra magnitude e as cidades não estão conseguindo produzir a mesma eficiência e dinâmica.
Uma abordagem capaz de fazer frente a esse indisfarçável cenário exige um olhar plural, múlti e transdisciplinar na busca de soluções para os problemas urbanos; alguns deles desconcertantemente dramáticos, como os que assolam as populações marcadas por uma cruel vulnerabilidade social.
O alinhamento com esse ponto de vista, defendido pelo Insper Cidades, atraiu um grupo de profissionais de extraordinária diversidade de formação – da arquitetura e do urbanismo à medicina, passando por direito, engenharia, ciências sociais, jornalismo etc. – e de riquíssimas experiências de atuação no universo urbano. Nomes com passagens pelos setores público e privado e pelo terceiro setor, e também lideranças de destacado papel em territórios precarizados compõem a equipe, em um diálogo constante entre si e com os respectivos campos nos quais trabalharam – e, muitas vezes, ainda trabalham.
Outra característica que une o grupo é o empenho de todos os seus integrantes em provocar impacto real na transformação da sociedade; ou seja, a disposição para utilizar o conhecimento científico como ferramenta com potencial de modificar a vida da população. O Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper tem como proposta trazer a “cidade” para dentro da escola, que, gradualmente, vai se firmando como uma instituição de peso no debate dos temas urbanos. A intenção é contribuir para que as cidades se tornem mais eficientes, seguras, sustentáveis e inclusivas.