Emendas parlamentares são um tema cada vez mais presente na agenda pública. O montante geral das emendas executadas em nível federal, bem como o percentual dessas despesas com relação ao total do orçamento cuja alocação é discricionária, torna cada vez mais relevante o papel desse mecanismo na definição das ações governamentais.
Ao mesmo tempo em que ganham importância, é notável como faltam estudos aprofundados sobre emendas parlamentares no contexto atual. É preciso compreender, de forma sistemática, quais são as implicações desse fenômeno no contexto atual e como é possível aprimorá-lo.
Nesse sentido, o presente seminário é parte de um esforço de pesquisas e ampliação do conhecimento sobre emendas parlamentares, visando:
Data/Hora
28 Mar (Sex) • 16h00 - 21h00
Entrada
Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia (Auditório Steffi e Max Perlman - Térreo - Prédio Claudio Haddad)
Estacionamento
Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia
13h30 - Abertura
13h45 - Panorama de Emendas Parlamentares no Brasil e no mundo
Mediação: Vivian Satiro
Marcos Mendes (Insper) - Emendas no Brasil e no Mundo
Pedro Marin (USP) - Emendas na Saúde
Elcio Batista e Hannah Machado (Centro de Cidades) - Adaptação climática
15h - Lançamento de Plataforma de Acesso a Dados de Emendas e do Guia sobre Emendas Parlamentares
15h45 - Coffee break
16h - Apresentação de trabalhos
17h30 - Encerramento
Postdoctoral research and policy associate for the Lemann Foundation Programme at the Blavatnik School of Government. Ela é doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brasil). Sua pesquisa se concentra na interseção de políticas públicas, dinâmicas subnacionais e multiníveis e estudos legislativos, com o objetivo de aprofundar nossa compreensão das condições sob as quais a política pode impulsionar resultados coletivos em políticas.
Advogada, graduada em direito pela FND-UFRJ, pós-graduada em processo civil pelo CEPED-UERJ, assistente de pesquisa no CGPP e mestranda em políticas públicas pelo INSPER.
Engenheiro de Computação, especialista em liderança e gestão pública. Ele atuou como Subsecretário de Transparência e Transformação Digital da Prefeitura do Rio de Janeiro e como Diretor de Programas no Ministério da Economia. Bondarovsky é o idealizador da plataforma Central das Emendas, que disponibiliza dados das Emendas Parlamentares no orçamento federal. Atualmente, ele é pesquisador associado da PUC-Rio.
Doutora em Economia dos Negócios pelo Insper, Mestre em Administração Pública pela Columbia University e Bacharel em Administração de Empresas pela University of North Florida. Professora de políticas públicas e economia no Insper. Trabalhou no desenvolvimento de sistemas de monitoramento e avaliação de impacto de diversas políticas públicas e programas/projetos sociais.
Cientista social, mestre em Sociologia e coordenador do Programa Cidade +2 Graus no Insper, focado em adaptação e risco climático. Foi vice-prefeito de Fortaleza (2020) e criou o Desigual Lab, primeiro laboratório municipal para aceleração de políticas públicas. Como secretário-chefe da Casa Civil do Ceará (2015 - 2020), idealizou o Íris – Laboratório de Inovação e Dados, referência nacional.
Presidente do Insper desde junho de 2023. Foi diretor responsável pelos cursos de Graduação, entre 2020 e 2023. Possui mestrado e doutorado em Operações e Competividade pela FGV/EAESP, com período de sanduíche no Arizona State University.
Coordenadora-Adjunta e Pesquisadora Principal do Programa Cidades +2°C, do Centro de Estudos das Cidades | Laboratório Arq.Futuro.
Doutor em Economia dos Negócios pelo Insper, pesquisador associado ao Centro de Regulação e Democracia e pós-doutorando pela Becker Friedman Institute.
Mestre em Políticas Públicas pelo Insper e em Cooperação pela Université Sorbonne Nouvelle. Possui experiência na gestão e implementação de iniciativas governamentais locais com foco em sustentabilidade e resiliência urbana. Anteriormente, atuou como estagiária na Prefeitura de Paris, supervisionando processos de M&A em projetos de desenvolvimento local.
Além disso, colaborou com a Frente Nacional de Prefeitos em iniciativas de mobilidade urbana para municípios brasileiros e contribuiu com o governo do Maranhão em iniciativas de desenvolvimento urbano e projetos na área da saúde. Atualmente, atua como Coordenadora de Relações Institucionais e Advocacy no ICLEI Brasil e como pesquisadora do Grupo de Emendas do CGPP-Insper.
Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV) e mestre em Administração pela mesma instituição, com período sanduíche na Indiana University. É graduada em Relações Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Coordenadora Executiva do Núcleo de Pessoas no Setor Público do Insper.
Possui Graduação em Economia pela FEA-USP, Mestrado em Economia pela FGV-SP e PhD em Ciência Política pela University of California, Berkeley.
Graduada, mestre e doutora em Engenharia de Produção pela PUC-Rio, com período sanduíche na Università della Svizzera Italiana (Lugano, Suíça), e pós-doutora pela Poli-USP. Pesquisadora do Laboratório HANDs, atuando em Logística Humanitária, Operações Humanitárias e Gestão de Desastres. Sua pesquisa recebeu o Prêmio EEDSA 2022 (POMS) e menções honrosas do Instituto HUMLOG, ANPEPRO e ABEPRO.
Gerente do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper. Marcelo é PhD em Public Administration & Policy pela University at Albany (SUNY Albany).
Tem graduação e mestrado em economia pela Universidade de Brasília e doutorado pela USP. Servidor de carreira da Consultoria Legislativa do Senado desde 1995.
Doutoranda em Ciência Política no IESP-UERJ e pesquisadora do IPEA. Foi gestora de políticas públicas em governo aberto na Prefeitura Municipal de São Paulo e consultora da Unesco.
Formado em Relações Internacionais pela USP. Tem mestrado e doutorado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas e é pós-doutorando em Gestão de Políticas Públicas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. É pesquisador e consultor, com foco em finanças públicas, participação social e gestão para resultados.
Professor Titular da Cátedra Instituto Unibanco no Insper. Possui Graduação em Economia pela Unicamp, Mestrado em Economia pela PUC-Rio, e PhD em Economia pela University of California, Berkeley.
Coordenadora de Gestão de Projetos do CGPP/Insper. É doutoranda em Administração Pública e Governo na FGV; mestra em Gestão de Políticas e Organizações Públicas pela UNIFESP e graduada em Gestão de Políticas Públicas pela USP.