Quem trabalha com negócios, administração de empresas, gestão de pessoas ou de projetos, pode se capacitar melhor por meio de vários cursos de pós-graduação.
Existem MBAs, mestrados, doutorados e outras formas de especialização lato sensu e stricto sensu disponíveis nessa área.
Dois cursos especialmente voltados para os profissionais do mundo corporativo são o Certificate in Business and People Management (CBPM) e o Master in Business Management (MBM).
Os certificates são programas de pós-graduação lato sensu especialmente voltados a jovens profissionais que buscam aprimorar competências nas áreas de administração, finanças, gestão de negócios, pessoas e projetos ou marketing.
O objetivo dessa modalidade é proporcionar conhecimentos e habilidades para acelerar e otimizar o ingresso no mercado de trabalho e o desenvolvimento na carreira.
Algumas das competências desenvolvidas em um certificate são:
Muita gente já ouviu falar na sigla MBA, que significa Master in Business Administration.
O MBM é também um master, ou seja, é um programa de pós-graduação lato sensu, mas aqui voltado para a gestão de negócios, não para a administração.
A sigla significa, portanto, Master in Business Management.
Abaixo, segue um exemplo de um programa Certificate para uma comparação com o novo Master in Business Management (MBM), do Insper.
O certificate possui 398 horas/aula e é dividido em três módulos:
Módulo fundamental: que tem a visão macro do mundo corporativo, com disciplinas como Administração Financeira, Habilidades Interpessoais em Organizações, Finanças Corporativas e Análise Econômica do Negócio.
Módulo estrutural: que traz algumas habilidades mais específicas da gestão dos negócios, com as disciplinas Fundamentos de Estratégia e Marketing, Gestão das Operações, Melhoria de Processos e Liderança em Equipes.
Módulo específico: que é mais voltado para a parte de gestão de pessoas, com as disciplinas Habilidades para Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Equipes Eficazes, Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas, Estruturando a Equipe, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Já o MBM possui uma carga horária total de 396 horas/aula, das quais 135 horas são de atividades práticas supervisionadas.
A matriz curricular é formada por três certificações obrigatórias:
Há ainda cinco certificações especialistas:
As certificações especialistas são um diferencial desse curso, porque o aluno pode escolher em qual área vai se especializar de acordo com o que ele quer investir mais em sua carreira.
Não há TCC (trabalho de conclusão de curso). Cada certificação é avaliada de forma isolada, e o aluno só pode se matricular no módulo seguinte caso tenha sido aprovado no anterior.
Se aprovado em todos os módulos de um certificado e também na avaliação específica da competência da certificação, o aluno obtém o certificado equivalente.
Por exemplo, ao concluir a certificação Excelência em Gestão e ser aprovado na avaliação da competência ao final, o estudante recebe o certificado correspondente.
Para concluir o Master, o aluno precisa obter quatro certificações, sendo pelo menos uma das especialistas.
É importante adquirir as habilidades mais requisitadas no mercado corporativo, aprimorar-se e se atualizar em skills que vão muito além do conhecimento em finanças ou em contabilidade, como o trabalho em equipe, o uso de dados para tomada de decisões estratégicas, a liderança, entre várias outras.
O MBM é voltado para aquele profissional em início de carreira, com até 3 anos de experiência, e que atue como gestor de negócios ou de pessoas ou que pretenda se tornar um gestor. Com suas certificações, permite que os alunos se especializem de acordo com uma trilha pessoal de conhecimento, além de ter mais atividades práticas.
Quer saber um pouco mais sobre o Master in Business Management? Leia o artigo que explica tudo sobre o MBM do Insper.