Não há filtros disponíveis para os resultados
Quando se fala em Administração, é comum pensar no trabalho em empresas e corporações privadas. No entanto, há uma área de extrema importância para a sociedade que está totalmente ligada ao exercício dessa profissão: a Gestão Pública.
Como o nome já sugere, quem exerce essa função tem a missão de gerir os setores públicos e garantir que os serviços direcionados à população sejam postos em prática de maneira eficiente.
Conheça mais sobre essa atividade, que está diretamente ligada aos interesses de todos os cidadãos, e descubra em quais áreas um gestor público pode atuar.
Como explicado no início do artigo, a gestão pública tem como objetivo administrar e garantir o bom funcionamento dos setores públicos.
É preciso reforçar que a gestão pública está relacionada ao controle e à administração de qualquer ação pública.
Por isso, está presente em áreas como educação, cultura, meio ambiente, entre tantas outras de interesse dos cidadãos, tanto em âmbito municipal, quanto em estadual ou federal.
Embora seja um cargo envolto de papéis e decisões burocráticas, a verdade é que um gestor público tem funções que vão muito além de controlar orçamentos e administrar licitações. Outras atividades que fazem parte da rotina desse profissional são:
Essa é uma profissão que possibilita diversos tipos de atuação, na esfera administrativa, legislativa e judiciária, seja no âmbito municipal, estadual ou federal. Esse profissional pode, inclusive, seguir carreira política.
O gestor público pode ocupar cargos em ministérios, secretarias, agências federais e no poder executivo em geral, além de trabalhar em ONGs. Também há espaço em fundações e empresas privadas que possuem projetos em parcerias com o poder público.
Por fim, há a possibilidade de atuação no setor acadêmico, com a promoção de palestras e treinamentos, além de dar aulas em universidades.
As finalidades de cada uma são bem distintas. Enquanto a Gestão Pública busca atender aos interesses e necessidades da população como um todo, tendo um cunho social, na gestão privada, o foco é o lucro e o desenvolvimento da empresa ou negócio.
Na parte prática do trabalho, há, ainda, diferenciações quanto ao modo de captação de recursos, modelo de planejamento, licitações, entre outros.
Existem diferentes tipos de especializações para quem deseja se tornar um gestor público.
O Insper desenvolveu um amplo portfólio de Educação Executiva, que conta com cursos de curta e média duração, voltados ao Setor Público e foco no aprimoramento de profissionais que atuam em organizações governamentais, privadas ou no terceiro setor.
Se você tem interesse em uma formação mais aprofundada e com mais tempo em Políticas Públicas e Gestão Pública, pode fazer a pós-graduação em Gestão e Políticas Públicas, o Master em Gestão Pública ou, ainda, o Mestrado Profissional em Políticas Públicas do Insper.