O Núcleo de Estudos de Gênero objetiva contribuir para a promoção da equidade de gênero por meio da produção de conhecimento, do desenvolvimento de projetos de extensão e do fortalecimento de redes em diferentes áreas de atuação.
De forma mais específica, busca:
O Núcleo de Estudos de Gênero desenvolve iniciativas em cinco eixos principais:
1.Autonomia econômica
Investiga como dinâmicas de gênero impõem obstáculos adicionais para que as mulheres acessem, produzam e controlem recursos. Nesse processo, busca identificar e incidir sobre as condições de escolha e ação das mulheres na geração de renda, considerando o impacto do trabalho doméstico e de cuidado não remunerado na autonomia feminina.
2.Participação no poder e decisão
Identifica e analisa os condicionantes para a participação das mulheres em posições de liderança no setor público e privado, assim como em posições de destaque pela expertise técnica. Busca, ainda, promover redes que fortaleçam a presença de mulheres, em sua pluralidade, em espaços de poder, contribuindo para a diversidade na tomada de decisão.
3.Segurança e sistema de justiça
Analisa como gênero impacta a vitimização de homens e mulheres, em sua pluralidade, e o sistema de segurança pública, de justiça criminal e juvenil, de modo mais específico. Para tanto, parte do reconhecimento de que processos decisórios podem reforçar estereótipos de gênero e influenciar decisões sobre prevenção e sanções, afetando desproporcionalmente grupos vulneráveis e revelando desigualdades estruturais.
4.Tech e futuros inclusivos
Identifica e analisa as barreiras e oportunidades para o acesso, a permanência e a ascensão das mulheres em setores de tecnologia, incluindo as áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), inovação e empreendedorismo tecnológico. Adicionalmente, investiga e promove o uso da tecnologia como uma ferramenta estratégica para impulsionar a equidade de gênero e a inclusão social.
5.Ação e mobilização social
Analisa e promove estratégias e práticas para engajar stakeholders em questões de gênero e justiça social, em especial iniciativas coletivas e movimentos sociais orientados para o combate às desigualdades sociais. Produz evidências e fomenta práticas que promovam direitos sociais e melhorem as condições de vida nos territórios, considerando o protagonismo das mulheres nesse processo.
Coordenação
Equipe