Realizar busca

Pesquisa

Caderno Praxis - Mestrado Profissional em Administração

Relação entre teoria e prática, fundamental para a formação humana.


Os Cadernos Praxis Insper refletem o impacto dos programas de Mestrado Profissional que focam no desenvolvimento de uma produção discente com rigor acadêmico, porém com aplicações práticas e relevantes para as organizações.

 

Os sumários ou resumos das dissertações produzidas nos programas de Mestrado Profissional em Adminstração podem ser consultados abaixo, oferecendo uma visão abrangente das pesquisas desenvolvidas e de sua contribuição para a integração entre conhecimento acadêmico e aplicação prática.

2021

2022

2023

2024

Alberto Rodrigues Pinto Ferreira

Título: Valor agregado pelo orçamento: como as empresas endereçam as principais críticas ao orçamento tradicional.

Orientação: Luiz Francisco Modenese Vieira

Palavras-chave: Orçamento; Planejamento Financeiro; Controle Gerencial; Estratégia.


Alex Wendell de Lima Manduca

Título: O canal digital e seu efeito no desempenho das vendas para varejistas

Orientação: Danny Pimentel Claro

Palavras-chave: Canais de Vendas; Bens de Consumo; Canais digitais; Vendas B2B; Varejo; Vendas; Ominchannel/ ominicanalidade; Execução; Customer Satisfaction.


Alexandre dos Reis Marques

Título: A influência do tipo de propriedade no desempenho ESG de empresas brasileiras

Orientação:  Sergio Giovanetti Lazzarini

Palavras-chave: ESG; Propriedade; Ambiental; Social; Governança; Empresas; Institucional; Familiar; Governo.


Alexandre Noguchi

Título: Impactos da direção do mercado acionário e do tamanho do patrimônio na geração de alfa de fundos brasileiros

Orientação: Adriana Bruscato Bortoluzzo.

Palavras-chave: Alfa de fundos de ações brasileiros. Habilidade dos gestores. Desempenho em alta ou baixa do mercado. Ganhos de escala 


Davi Rachman da Silva

Título: Investigando os diferentes canais de venda na percepção de valor e de justiça de preço e seus efeitos em pessoas ocupadas.

Orientação:  Giuliana Isabella.

Palavras-chave: canais de venda. percepção de valor. justiça de preço. busynesssales channelsperceived valueprice fairness.


Edson Akio Oura

Título:  Estratégias de distribuição de veículos e valor da marca

Orientação:  Paulo Furquim Azevedo 

Palavras-chave: Indústria automobilística; Estratégia de distribuição; Valor da marca; Depreciação de veículos usados; Dados em painel.


Edson Gonçalves Rodrigues

Título: O papel das tecnologias de inteligência artificial no desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis

Orientação: Vinicius Picanço Rodrigues.

Palavras-chave: Inteligência Artificial (IA); Transformação Digital; Modelos de Negócios Sustentáveis (MNS); Social; Ambiental; Big Data; Desenvolvimento Sustentável; Artificial Intelligence (AI); Digital Transformation; Sustainable Business Models (SBM); Social; Environmental; Big data; Sustainable Development.


Erick Trench Alcantara Santos

Título: Processo de implementação da estratégia: um estudo de caso em empresa do setor de petróleo e gás

Orientação: Sandro Cabral

Palavras-chave: Implementação da estratégia; Planejamento estratégico; Implementação efetiva da estratégia.


Francisco Alves Cangerana Neto

Título: Relação entre educação superior e o comportamento dos policiais militares do estado de São Paulo. 

Orientação:  Sandro Cabral.

Palavras-chave: Capital humano; Comportamento; Conhecimento portável; Polícia militar; Polícia ostensiva; Retenção.


Guilherme Eduardo Ebaid Ferreira Santos

Título: A teoria do ciclo de vida e os impactos no custo de capital de uma companhia

Orientação: Andrea Maria Accioly Fonseca Minardi.

Palavras-chave: Custo de Capital; Ciclo de vida.


Isabella Huy Kolesnikovas

Título: O desenvolvimento da cultura organizacional nas empresas de alto crescimento: resistência versus mudança

Orientação: Tatiana Iwai

Palavras-chave: Cultura organizacional; Empresas de alto crescimento; Desafios gerenciais; Pesquisa qualitativa.


José Alves da Silva Lara

Título: O impacto da pandemia de Covid-19 no efeito da propaganda em veículos de comunicação online nas vendas dos varejistas eletrônicos

Orientação: Danny Pimentel Claro.

Palavras-chave: marketing digital; varejo eletrônico; motores de busca; e-mail marketing; redes sociais.


Laura Salvini Nart

Título: Determinantes de desempenho de unicórnios como companhias de capital aberto

Orientação: Andrea Maria Accioly Fonseca Minardi.

Palavras-chave: unicórnios; underpricing; IPOs; desempenho de longo prazo; VCs.


Leandro Ferron Jose

Título: Desempenho das empresas de capital aberto no setor imobiliário: uma análise baseada em recursos e estratégias competitivas.

Orientação: Paulo Furquim Azevedo.

Palavras-chave: Setor Imobiliário; Estratégia Competitiva; Vantagem Competitiva Sustentável; Visão Baseada em Recursos; Dados em Painel Dinâmico.


Luiz Augusto Caldart Zordan

Título: Análise dos questionários de avaliação do perfil de investidor utilizados no Brasil

Orientação: Michael Viriato Araujo.

Palavras-chave: Suitability; ICVM nº539; Questionários API; Análise Fatorial.


Luiza Sanae Kondo

Título: Busyness e lazer: seus impactos na percepção de status e felicidade.

Orientação: Giuliana Isabella.

Palavras-chave: Busyness.; Status perception; Leisure; Happiness; Percepção de status; Lazer; Felicidade.


Marcella Magda de Abreu Andrade Fernandes

Título: Como a crise causada pelo coronavírus impactou a rentabilidade dos bancos brasileiros

Orientação: Adriana Bruscato Bortoluzzo

Palavras-chave: Rentabilidade Bancária; NIM; Bancos; Crise; Coronavírus; Dados em Painel.


Marco Antonio Pereira Alves

Título: Bundling: uma meta-análise

Orientação: Carla Sofia Dias Moreira Ramos.

Palavras-chave: bundling; meta-análise; performance de vendas; willingness to pay (WTP); volume de vendas.


Mariana Palandi Medeiros Pacheco

Título: Índices ESG como preditivos dos desvios morais das empresas brasileiras

Orientação: Sergio Giovanetti Lazzarini.

Palavras-chave: índices ESG; investimento sustentável; escândalos corporativos.


Paulo Cezar Santos Matos

Título: Estudo exploratório dos fatores que influenciam o comportamento empreendedor em profissionais de engenharia

Orientação: Vinicius Picanço Rodrigues.

Palavras-chave: Empreendedorismo; Engenharia; Comportamento Empreendedor.


Priscila Cezarini Wispel

Título: Uma análise do crescimento de empresas do setor de tecnologia durante a quarta revolução industrial

Orientação: Adriana Bruscato Bortoluzzo.

Palavras-chave: Modelo de crescimento de empresas; Quarta revolução industrial; Estratégia de inovação.


Rafael Shinomata

Título: A isenção da tarifa de anuidade impacta os gastos de consumidores com cartão de crédito?

Orientação: Guilherme Fowler de Avila Monteiro

Palavras-chave: cartão de crédito; tarifa de anuidade; comportamento de gasto; Spending.


Raquel Carolinne Freitas Alves

Título: Cadeia de suprimentos de alimentos em áreas de baixa renda: um estudo classificatório das áreas de favelas na cidade de São Paulo.

Orientação: André Luis de Castro Moura Duarte.

Palavras-chave: Ambiente alimentar urbano; Cadeia de suprimentos alimentar; Cadeia de suprimentos de alimentos frescos; Infraestrutura urbana; Favelas de São Paulo; Urban food environment; Food supply chain; Fresh food supply chain; Urban infrastructure; São Paulo slums.


Rogério de Medeiros

Título: Como a incerteza gerada pela pandemia da COVID-19 afeta o comportamento de compras da indústria: o caso de uma empresa do setor de alimentos

Orientação: André Luis de Castro Moura Duarte

Palavras-chave: Comportamento de Compras da Indústria; Incerteza; Pandemia; Cadeia de Suprimentos.


Sebastião Juarez de Castro

Título: Circularidade no setor de embalagens de aço: uma análise das principais barreiras e oportunidades

Orientação: Vinicius Picanço Rodrigues.

Palavras-chave: Economia Circular; Embalagens de Aço; Cadeia Circular de Suprimentos; Cadeia de Valor; Barreiras; Habilitadores.


Silvana Scheffel Gomes

Título: A adoção de estratégias de servitização na internacionalização de empresas brasileiras

Orientação: Carla Sofia Dias Moreira Ramos.

Palavras-chave: servitização; internacionalização; limitadores; impulsionadores; criação de valor; inteligência de mercado.


Thiago Bezerra de Menezes Riva

Título: Cultura de talento ou crescimento? Os efeitos do mindset organizacional na satisfação com a cultura e na performance

Orientação: Tatiana Iwai

Palavras-chave: mindset organizacional; satisfação com cultura organizacional; performance financeira.


Vainer Tadeu Munhoz

Título: Transformação digital em empresas do agronegócio brasileiro: quais são os desafios e o papel da área de TI nesta jornada?

Orientação: André Luis de Castro Moura Duarte.

Palavras-chave: Desafios; Transformação Digital; Agronegócio; Tecnologia da Informação.


MPA

O Mestrado Profissional em Administração proporciona sólida formação conceitual em estratégia e alta capacidade analítica.

conheça o curso

tooltip

repositório

Conheça as dissertações dos cursos de mestrado do Insper.

acesse aqui

tooltip



Este website usa Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade

Definições Cookies

Uso de Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade