Apontado como uma das melhores produções de ficção científica de todos os tempos, o filme estrelado por Harrison Ford será exibido no Auditório do Insper no dia 16 de junho
Dando continuidade a sua programação, o Insper Cineclube exibirá no dia 16 de junho, às 18h, no Auditório, o filme Blade Runner – O Caçador de Androides, dirigido por Ridley Scott e estrelado por Harrison Ford. Fracasso de público quando foi lançado, em 1982, a obra ganhou o reconhecimento da crítica ao longo dos anos e hoje é aclamado como um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos.
Blade Runner é uma combinação de filme noir dos anos 1940 e thriller de detetive futurista. O cenário é a decadente e sombria Los Angeles, uma cidade de mais de 100 milhões de habitantes no ano 2019.
Rick Deckard (Harrison Ford) é um detetive aposentado, especializado em caçar replicantes — androides mais parecidos com seres humanos do que com robôs. Os replicantes são indistinguíveis dos humanos em quase todos os aspectos, exceto dois: eles não têm memória e vivem pouco (apenas quatro anos). Afinal, são máquinas criadas exclusivamente para servir os humanos.
Os replicantes são enviados a colônias em outros planetas para cuidar do trabalho braçal e perigoso. Sua permanência na Terra é proibida, e aqueles que desafiam o banimento são caçados e “aposentados” (eliminados) por agentes especiais conhecidos como “blade runners”.
A trama do filme gira em torno da missão relutantemente aceita pelo detetive Deckard para caçar um grupo de replicantes que haviam fugido para a Terra. Liderados pelo temível especialista em combate Roy Batty (Rutger Hauer), os replicantes vieram atrás do magnata dono da Tyrell Corporation, responsável pela criação da maioria dos androides. Os replicantes querem forçá-lo a prolongar suas vidas.
Em meio à caça dos replicantes, Deckard conhece Rachel (Sean Young), uma assistente do dono da Tyrell Corporation. Rachel é uma replicante, mas não sabe disso — falsas memórias foram implantadas nela, experimentalmente. O envolvimento de Deckard com Rachel e com outros replicantes que tinha de eliminar mexe com a cabeça do detetive, que passa a duvidar se ele próprio é um ser humano ou um replicante.
Blade Runner foi vagamente baseado no romance Do Androids Dream of Electric Sheep?, um romance distópico de ficção científica do escritor americano Philip K. Dick, publicado em 1968. Em uma entrevista, o diretor Ridley Scott disse considerar Blade Runner o seu filme mais completo e pessoal.
O Insper Cineclube estreou no dia 18 de maio, com a exibição de Dr. Fantástico, um filme de 1964 do diretor Stanley Kubrick. O Cineclube vai trazer regularmente um novo filme, alternando clássicos, documentários, produções nacionais e estrangeiras. A ideia é priorizar filmes que, dificilmente, são exibidos no cinema, na TV ou nos serviços de streaming por assinatura.
Para ter um aperitivo do próximo filme, assista ao trailer oficial de Blade Runner clicando aqui.