Não há filtros disponíveis para os resultados
A graduação é a porta principal para o exercício da profissão escolhida. No entanto, o caminho para um maior conhecimento da área se dá por meio de uma pós-graduação. E entre os diversos tipos de especialização está o mestrado profissional.
Essa modalidade de pós stricto sensu une o aprofundamento teórico sobre determinada área com a prática da profissão, algo essencial para quem almeja uma ascensão profissional, mas não quer necessariamente atuar na área acadêmica.
Criado e regulamentado em 2009, o mestrado profissional apresentou crescimento de 270%, em 2017, em relação ao seu ano de criação, segundo dados da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Em 2009, havia 10.135 alunos matriculados em um mestrado profissional no Brasil. Em 2017, o número passou para 37.568 estudantes. No mesmo período, a oferta de cursos passou de 243 para 739, o que representou um aumento de 204%.
Ainda em 2017, os programas de Mestrado Profissional em Administração e em Economia do Insper receberam a nota máxima na avaliação da Capes.
O mestrado é um nível de pós-graduação stricto sensu, que pode ser acadêmico ou profissional. As duas modalidades oferecem uma formação mais profunda sobre a área escolhida e, após a conclusão, o aluno recebe o título de mestre.
No entanto, o mestrado profissional tem como foco o mercado de trabalho. Por isso, é composto por informações técnicas aplicadas, sem perder rigor conceitual e analítico.
Além disso, os cursos dessa modalidade são mais direcionados para as ferramentas gerenciais e de análise econômica. Ou seja, servem como alternativa para quem precisa se aprofundar em um conhecimento específico, mas não quer perder de vista a aplicação prática da teoria no mercado de trabalho.
A grande vantagem do mestrado profissional é que ele garante os conhecimentos necessários para que o profissional possa colaborar para o processo produtivo das organizações, oferecendo uma visão estratégica, que une teoria e prática. Com isso, as empresas ganham uma gestão de mais qualidade e atenta às suas demandas e às mudanças constantes do mercado.
O mercado de trabalho, como se sabe, valoriza cada vez mais profissionais multifacetados, que tenham não apenas sólida formação intelectual, como também sejam capazes de aplicar o conhecimento de ponta para a sua realidade.
Para quem busca uma maior remuneração salarial, a especialização se mostra fundamental. Em julho de 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que profissionais com pós-graduação possuem salário de 150% a 255% maior do que a média de lucro daqueles que fazem somente a graduação.
E mais: a pesquisa mostrou também que a diferença pode ser ainda maior para mestrados e doutorados, quando comparados às outras modalidades de pós-graduação.
O mestrado acadêmico, como o próprio nome sugere, é voltado para a academia, ou seja, é focado em novos conhecimentos para a ciência. Portanto, é indicado para quem tem como foco a carreira de pesquisador ou, ainda, tornar-se professor de ensino superior.
Já o mestrado profissional é mais próximo do mercado de trabalho. Essa modalidade une o conhecimento teórico com a prática dentro de empresas. Nele, os estudos científicos são traduzidos para a indústria. No entanto, vale ressaltar que os mestrados profissionais também permitem que os alunos atuem como mestres em universidades.
O mestrado profissional é indicado para graduados de diferentes áreas que queiram aprofundar conhecimentos práticos e teóricos, a fim de contribuir com análises, diretrizes e ferramentas assertivas nas instituições em que atuam ou que pretendem trabalhar .
É preciso destacar que cada instituição de ensino tem regras específicas para os candidatos - confira aqui o processo seletivo para o mestrado profissional no Insper.
No caso do mestrado profissional em Economia, por exemplo, além do diploma de graduação em curso de nível superior, o aluno deve ter tempo para se dedicar aos estudos (cerca de três horas extras para cada hora em sala de aula), raciocínio lógico e quantitativo bem desenvolvido, além de proficiência de leitura em língua inglesa. Experiência profissional não é determinante, mas desejável, podendo ser em qualquer área.
Os mestrados do Insper têm duração de dois anos. No período há uma mescla de disciplinas obrigatórias e eletivas. No último trimestre, o estudante deve defender sua dissertação para uma banca qualificada, para assim conseguir o título de mestre.
Como já destacado, o mestrado profissional do Insper é considerado um dos melhores do país, com acreditações de nível internacional. A instituição oferece mestrados profissionais em Administração , Economia e Políticas Públicas.
O primeiro é ideal para quem trabalha no mercado financeiro ou em empresas e quer uma formação mais rigorosa com foco em conceitos de economia e finanças.
O segundo é para os profissionais que desejam estudar gestão de maneira ampla. E o último e mais recente é pioneiro no Brasil por oferecer uma rigorosa formação analítica e metodológica para possibilitar aos alunos o uso de evidências na formulação, na escolha de alternativas de ação, na implementação e na avaliação de políticas públicas.
Conheça mais sobre os cursos de mestrado profissional do Insper, participe dos Encontros com a Coordenação e escolha o caminho ideal para o seu futuro profissional.