Não há filtros disponíveis para os resultados
MBA (Master of Business Administration) é um programa de pós-graduação lato sensu na área de administração voltado à prática profissional, que oferece uma abordagem ampla e abrangente sobre diversos setores do mundo dos negócios e, ao mesmo tempo, trabalha soft skills (competências) que são relevantes para tomadas de decisão e liderança.
O objetivo principal é formar um profissional completo que seja capaz de conduzir equipes, gerenciar processos e tomar as melhores decisões para que a empresa alcance as metas de seu plano estratégico.
No Brasil, o MBA é considerado uma especialização e há preferência para interessados que tenham experiência de trabalho em nível gerencial e, no mínimo, três anos de formados em qualquer área – de humanas ou exatas. Isso porque o foco do MBA é a gestão de negócios.
Executivos experientes, com formações variadas e de áreas e setores econômicos diversos, e também empreendedores, encontram no MBA a oportunidade de desenvolver ainda mais sua capacidade gerencial, visão de negócio e tomada de decisão.
Ao longo do curso, esse profissional é estimulado a adquirir uma visão orgânica dos desafios e dos riscos que estão envolvidos no negócio e agir conforme as necessidades do momento de uma forma empática e responsável.
Os programas de MBA podem ser oferecidos durante a semana, quinzenalmente aos fins de semana e também de forma remota, se a instituição de ensino superior for credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para educação a distância.
Geralmente esses cursos têm duração de um a dois anos, podendo variar de acordo com a instituição e a modalidade escolhida. Uma das exigências do MEC é que um MBA tenha “duração mínima de 360 horas, nestas não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para elaboração de monografia ou trabalho de conclusão de curso”.
Durante esse período, os estudantes são expostos a uma série de disciplinas que abordam temas como finanças, marketing, gestão de pessoas, estratégia empresarial, entre outras.
Além disso, é comum que os programas incluam projetos práticos, estudos de caso e oportunidades de estágio ou intercâmbio, visando proporcionar aos alunos uma vivência real no mundo corporativo. Isso garante uma formação integral nas áreas de liderança, atuação profissional e gestão de carreira, além de proporcionar um conhecimento muito mais abrangente e eclético, favorecido pelas possibilidades de networking, extensão internacional e Business Game.
O corpo docente nas turmas de MBA também é altamente qualificado, aliando solidez acadêmica e ampla experiência no mercado para estimular os profissionais a pensar as organizações de forma estratégica, holística e sustentável.
O MEC determina que o corpo docente “deverá ser constituído necessariamente por, pelo menos, 50% de professores portadores de título de mestre ou de doutor, obtido em programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido. Os demais docentes devem possuir, no mínimo, também formação em nível de especialização”.
Existem diversos tipos de MBA, cada um voltado para diferentes áreas de atuação e especializações. Os cursos têm disciplinas específicas, de acordo com o foco escolhido, mas todos eles são relacionados à gestão administrativa de um negócio e buscam contribuir para a formação do profissional, preparando-o para ser um gestor capaz de lidar com a transformação digital e ter referências acadêmicas clássicas sobre gestão.
Conheça alguns exemplos de MBA:
Desenvolvido para profissionais com experiência de pelo menos 5 anos em gestão, o programa de MBA Executivo prepara executivos e gestores para dirigir negócios ou empreendimentos, gerenciando e alocando recursos de maneira eficaz e eficiente, pensando a organização de forma estratégica, holística e sustentável. O conteúdo aprendido em aula auxilia o aluno a identificar possíveis soluções e implicações para tomada de decisões sólidas e fundamentadas.
O Master em Gestão Pública é direcionado para profissionais que atuam ou desejam trabalhar no setor público – ou em organizações da sociedade civil e empresas privadas que se relacionam com o governo. Esse tipo de MBA tem foco em temas específicos relacionados à administração pública, políticas governamentais, gestão de recursos, inovação no setor público e responsabilidade social.
O objetivo é formar gestores capacitados para promover o desenvolvimento sustentável e a eficiência no setor público. Para isso, os programas mesclam o conhecimento teórico em sala de aula com momentos de imersão em experiências bem-sucedidas de gestão pública para trocar experiências e ter contato direto com diversos stakeholders do governo e da sociedade, conhecer a realidade envolvida, discutir como aquela prática pode ser aplicada em outras temáticas e promover networking.
O MBA Executivo em Finanças é voltado para profissionais que desejam se especializar nessa área fundamental do mundo empresarial. Os participantes adquirem conhecimentos aprofundados em finanças e são preparados para tomar decisões financeiras complexas em ambientes corporativos dinâmicos.
O programa aborda temas como análise financeira, investimentos, planejamento estratégico e gestão de riscos. O aluno aprende, por exemplo, a analisar planilhas para entender os indicadores gerais de uma organização e compará-los com o desempenho de outras empresas; usa ferramentas quantitativas para tomar decisões; e define estratégias de captação de recursos alinhadas com o mercado financeiro e de capitais.