Realizar busca

Carreira e profissões

Tudo o que você precisa saber sobre gestão de negócios

Entenda o que faz o profissional que atua nessa frente e saiba quais são os cursos disponíveis.

17/10/2024 16h29


Um negócio não consegue deslanchar se não houver um gestor capacitado conduzindo o leme.

 

É esse profissional que vai ter um olhar para cada um dos setores da empresa, para todas as peças que compõem a engrenagem.

 

Ele vai se ocupar da administração da organização, das finanças, do marketing, da parte técnica do negócio e da segurança, por exemplo.

 

O gestor de negócios pode atuar em empresas de todos os portes e áreas de atuação.

 

Além disso, esse profissional pode fazer a gestão do próprio empreendimento ou ser responsável por gerir organizações do primeiro setor (público), do segundo setor (empresas) ou do terceiro setor (organizações da sociedade civil).

 

O que é gestão de negócios?

 

Gestão de negócios é a atuação, de forma técnica e analítica, em busca por soluções para os problemas organizacionais e para alcançar os objetivos traçados por uma organização.

 

Trata-se de uma função multidisciplinar e com visão holística sobre o negócio, que envolve desde um olhar para as funções mais estratégicas, até o uso de competências mais específicas, como marketing, finanças, pensamento computacional, liderança e trabalho em equipe.

 

Há alguma diferença entre gestão de negócios e administração?

 

Dicionários e mesmo textos informativos do mundo corporativo muitas vezes tratam os termos “administração” e “gestão” como sinônimos.

 

Mas há algumas diferenças apontadas pelos estudos acadêmicos.

 

Para Henri Fayol, um dos fundadores da administração clássica, existem seis funções nas operações de empresas de qualquer porte, e a administração é uma delas:

  • administração
  • técnica
  • comercial
  • financeira
  • segurança
  • contabilidade

E, dentro das funções administrativas, existem estes cinco elementos, ainda segundo a conceituação de Fayol:

  • previsão (ou planejamento)
  • organização
  • comando
  • coordenação
  • controle

Já a gestão engloba a administração, com todas essas atividades inerentes à função, e ainda as outras cinco operações que existem em uma empresa.

 

Ou seja, o gestor tem o olhar voltado tanto para a administração quanto para as finanças, assim como para o comercial etc.

 

Essa explicação consta no artigo “Conceitos de Gestão e Administração: Uma Revisão Crítica”, de Emerson de Paulo Dias, publicado em 2002, que traz um resumo das duas definições:

 

“Administrar é planejar, organizar, dirigir e controlar pessoas para atingir de forma eficiente e eficaz os objetivos de uma organização”.

 

Enquanto, para o autor:

 

“Gestão é lançar mão de todas as funções e os conhecimentos necessários para, através de pessoas, atingir os objetivos de uma organização de forma eficiente e eficaz”.

 

Ou seja, “a gestão incorpora a administração e faz dela mais uma das funções necessárias para seu desempenho”.

 

Qual é a importância da gestão de negócios

 

A importância da gestão nos negócios é imensa, uma vez que ela permite não só a administração adequada de uma corporação – considerando o planejamento, a organização, a coordenação e o controle –, mas também um olhar estratégico para as demais áreas que fazem a empresa funcionar.

 

Um gestor de negócios tem a visão do todo e exerce uma função de liderança para entregar os objetivos traçados pela organização, tomar as melhores decisões no controle dos problemas e nas previsões estratégicas para os próximos passos.

 

Quais são as características de um bom gestor de negócios?

 

Estas são algumas das características importantes para um bom gestor de negócios:

  • saber fazer uma comunicação adequada e eficaz com a equipe;
  • ter a capacidade de delegar tarefas;
  • saber trabalhar em equipe;
  • ter uma visão estratégica do negócio;
  • ter pensamento crítico e computacional;
  • saber fazer uma boa análise de contabilidade, economia e finanças;
  • ter organização;
  • saber exercer a liderança.

Além disso vale citar os seguintes princípios básicos da gestão de empresas, que devem estar no radar de todo bom gestor de negócios, listados por Renata Frischer Vilenky, membro da Academia Europeia da Alta Gestão, em artigo publicado pelo site do Insper:

  • ter um planejamento estratégico para cenários otimistas, pessimistas e intermediários;
  • ter uma gestão financeira saudável que assegure caixa para épocas de crise, sem ficar dependendo de capital de terceiros;
  • ter um time que conheça o negócio e o mercado e tenha a senioridade necessária para ajudar a empresa a atravessar épocas turbulentas e sair do outro lado viva;
  • ter parceiros de negócio com os quais consiga construir novas rotas de negociação e, eventualmente, de modelo de negócio em tempos difíceis;
  • ter o conhecimento profundo dos seus custos e receitas para ganhar eficiência de forma inteligente.

 

Como se especializar em gestão de negócios?

 

Existem vários cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu para quem quiser se especializar na área.

 

Também existem cursos de curta e média duração, com carga horária inferior a 100 horas/aula, que podem ajudar um aluno já graduado em administração, por exemplo, a se atualizar e aprimorar seus conhecimentos na área de gestão.

 

O Insper possui o curso ideal para o profissional que está mais no início da carreira, com até três anos de experiência: o Master in Business Management (MBM), com 396 horas/aula.

 

O MBM do Insper ainda possui cinco certificações especialistas para quem quiser se habilitar em áreas como Empreendedorismo e Inovação, Liderança em Equipes, Gestão de Projetos, Gestão de Marketing e Análise de Dados.

 

Para quem já é mais sênior, com pelo menos cinco anos de experiência, e que almeja uma função de direção, o MBA Executivo, com carga horária de 544 horas/aula, é uma possibilidade.

 

E há ainda o mestrado profissional em administração, com 684 horas/aula, voltado principalmente para quem já é gestor ou consultor e pretende ampliar os conhecimentos.

 

Por fim, na fronteira da pesquisa acadêmica com a aplicação prática, o Insper oferece o Doutorado Profissional em Administração, focado em conceitos estratégicos voltados para a identificação e a resolução de problemas relevantes em organizações.

mbm

Master in Business Management: a pós-graduação flexível do Insper para jovens profissionais.

+ mbm

tooltip

mba executivo

Formação de líderes que saibam gerenciar e alocar recursos de maneira estratégica, holística e sustentável.

+ mba

tooltip

educação executiva

Cursos de curta duração para a transformação profissional de executivos e instituições.

+ educação executiva

tooltip

Realizar busca

Cursos de Gestão e Negócios

Realizar busca

Filtros

Não há filtros disponíveis para os resultados

Relevância


Este website usa Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade

Definições Cookies

Uso de Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade