O Núcleo de Estudos Raciais do Insper (Neri) é uma rede voltada para a produção e difusão de pesquisas e evidências empíricas. A partir de uma rigorosa análise dos dados, procuramos ajudar o debate público de modo multitemático, buscando entender, sobretudo, as diversas dimensões que afetam a mobilidade social do Brasil, e como as desigualdades se manifestam e se reproduzem.
A missão do núcleo é contribuir para que, cada vez mais na sociedade brasileira, o resultado da vida das pessoas não seja um reflexo do lugar onde ela nasceu, da renda, da classe social, do gênero e da raça. Para isso, acreditamos que o desenho e a implementação de políticas públicas de qualidade exigem um bom diagnóstico do problema e uma constante avaliação dos resultados produzidos por essas intervenções.
O Núcleo tem participado ativamente do debate público fornecendo insumos para qualificar a discussão social brasileira por meio de relatórios, artigos acadêmicos e a construção de índices que permitem monitorar e avaliar a evolução de variáveis socioeconômicas ao longo do tempo. Além disso, procuramos auxiliar na criação de intervenções de alto impacto realizadas pelo governo ou sociedade civil.
Contamos com uma ampla rede de colaboradores espalhada pelo Brasil e restante do mundo. O Neri nasceu para realizar, junto a outros institutos, um trabalho coletivo com o objetivo de gerar melhores oportunidades à milhares de brasileiros que têm suas vidas limitadas pelas desigualdades. Ao agir assim, encaramos as condições necessárias para que possam construir o futuro que desejam. No final, é tudo sobre e para as pessoas.
A obra complementa o debate sobre desigualdades numa perspectiva econômica.
Canais de compra: