Criada em conjunto com outras instituições de ensino, disciplina de Inovação e Empreendedorismo promove trocas entre estudantes com formações e interesses diversos
Neste ano de 2021, o Insper lançou a disciplina Inovação e Empreendedorismo, planejada em conjunto com instituições de ensino como Poli-USP, FGV, ESPM e Belas Artes. Entre os objetivos da parceria está a busca por fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo em São Paulo, criando pontes entre as diversas escolas.
O curso propicia aos alunos a oportunidade de vivenciar o desenvolvimento de um projeto Garage Start-up dentro de uma equipe interdisciplinar, seguindo um conjunto de conceitos de Design Thinking. Charles Kirschbaum, professor do Insper responsável pela disciplina, explica que cada instituição detectou uma forma única de contribuir com o processo de ensino e aprendizado. “Com essa troca, os alunos ganham a possibilidade de entenderem como é uma equipe interdisciplinar, algo que irão vivenciar nas organizações nas quais vão trabalhar, além de expandirem seu ‘capital social’ e serem expostos a estilos de ensino distintos”.
“A colaboração entre estudantes com formações diversas e diferentes interesses permite desenvolver ainda mais a competência de trabalho em grupos, central na formação do aluno Insper. As dificuldades relacionadas à negociação de interesses, horários de trabalho e escolha de temáticas e caminhos para os projetos se aproximam da realidade do mercado de trabalho, o que gera uma experiência muito rica para todos os alunos inscritos”, explica Flávia Piazza, coordenadora da Graduação em Administração do Insper.
Experiência
Atilio Amaral, aluno de Administração do Insper e ex-presidente da liga de empreendedores da escola, conta que a iniciativa trouxe experiências positivas. “Ao fazer essa disciplina, o aluno terá um olhar amplo sobre o que é empreendedorismo, e vai ou amar ou entender que não é para ele. Mesmo para mim, que já fiz várias matérias sobre o tema, a disciplina apresentou novas ferramentas que ampliaram minha visão sobre certos aspectos do empreendedorismo e demonstraram a importância de pontos que antes observava como secundários.”
Ele considera que os professores da escola fizeram um bom trabalho ao se unirem com outras faculdades para oferecer a disciplina. “Nas equipes, o conjunto é maior do que a soma individual das partes, ou seja, ao trabalhar em grupo, sempre uma pessoa consegue complementar um pouco a visão das outras, alguns com o design, outros com os fundamentos de administração e economia e outros com a visão de mundo. Recomendo o curso não só para quem já empreende ou tem o interesse de empreender no futuro, mas, também, aos alunos que possuem empresas familiares, ou, até mesmo, aos que farão partes de grandes empresas e/ou multinacionais”, conclui Atilio.
Novas parcerias
Parcerias com outras instituições fazem parte da estratégia do Insper para promover um ensino plural e integrado com a sociedade, preparando os alunos da escola para ambientes de trabalho diversos e complexos. “Estamos conversando com outras instituições nacionais e internacionais para futuros projetos que envolvam o trabalho entre nossos alunos em diferentes disciplinas. Em breve, teremos novidades”, aponta Flávia Piazza.