Pela primeira vez, o programa desafiou os participantes em um hackathon. Atividades incluíram visitas a empresas e apresentações sobre Liderança e Gestão de Pessoas, Transformação Digital e Diversidade Cultural
Na sexta, 5 de julho, 13 estudantes de Pós-graduação em Certificate in Business and People Management (CBPM) do Insper e oito de Graduação em gestão da Haute Ecole d’Ingénierie et de Gestion du Canton de Vaud (HEIG-VD), da Suíça, apresentaram os projetos resultantes da terceira turma do Student Exchange Program, semana de atividades de intercâmbio coordenada pelos professores Luciana Lima, do Insper, e Jean Weidmann, da HEIG-VD, apoiados pelo Coordenador Executivo da Pós-Graduação Lato Sensu, Guy Cliquet, e pela professora Talita Cordeiro.
A iniciativa teve o objetivo de aprofundar o conhecimento dos alunos em Liderança e Gestão de Pessoas em Transformação Digital em um ambiente multicultural. Para isso, desafiou os participantes em um hackathon onde deveriam propor soluções, no menor tempo possível e usando dados significativos que foram adicionados durante o programa, para cases da empresa Teleperformance.
“Nesta versão de 2019, mudamos completamente o formato. Foi a primeira vez que realizamos um hackathon envolvendo uma entrega formal com base nas oportunidades de melhoria expostas pela Teleperformance, cujas portas foram abertas por Fernanda Burin, Organizational Development and Learning Senior Manager da empresa e professora orientadora do TCC no CBPM do Insper”, explica Luciana Lima.
Para Fernanda Burin, os alunos conseguiram propor soluções factíveis e com aplicação viável. “Apresentamos dois projetos e tivemos uma grata surpresa nas soluções propostas pelos alunos. Eles conseguiram conectar soluções até com áreas de negócio que não foram foco da apresentação que fizemos”, observa Fernanda.
Apresentações e roda de conversa
As atividades começaram na segunda, 1º de julho, quando os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar apresentações de David Kallás, Coordenador do Centro de Estudos em Negócios do Insper, e do professor Jean Weidmann, do HEIG-VD, sobre como fazer negócios nos contextos brasileiro e suíço.
No mesmo dia, o alumnus do CBPM, Renato Rocca, consultor de gerenciamento na Page Outsourcing e representante da Gallup no Brasil, falou sobre engajamento em ambientes colaborativos e ágeis e leading through change, temas também debatidos em roda de conversa entre Edson Machado Filho, fundador e membro do conselho da Unicorns Center, Alejandro Souto Padron, cofundador da OasisLab Innovation Space e Americo Rodota Stefano, gerente de unidade de negócios na LATAM.
Visitas a empresas
Os participantes ainda conheceram as empresas 99jobs, na qual foram recepcionados pelo alumnus Hugo Covac, CFO da companhia, a Teleperformance, foco dos estudos, e a Nestlé. As atividades propiciaram imersão nos ambientes corporativos, principalmente em questões sobre características da transformação digital em diferentes ambientes de negócios e seus impactos no estilo de liderança e gestão de pessoas.
Aprendizado centrado no aluno e protagonismo estudantil para formação de líderes – “Esse programa complementa o conteúdo trabalhado durante as trilhas de estratégia, liderança e gestão de pessoas do CBPM, proporcionando aos participantes um contexto real em que eles exercem os princípios do aprendizado centrado no aluno, uma vez que nós, professores, atuamos apenas como facilitadores do Programa, enquanto eles são os grandes protagonistas. Os brasileiros, inclusive, são desafiados a exercerem o papel de mentores dos alunos suíços, uma vez que estes são da graduação e possuem menos experiência profissional. É incrível acompanhar o nível de engajamento e protagonismo que a turma vai assumindo ao longo da semana até a apresentação para a empresa!”, ressalta Luciana.