Somos a primeira escola de Engenharia do Brasil a contar com um Fab Lab (abreviação para “laboratório de fabricação” em inglês). Trata-se de um espaço onde os alunos se reúnem para realizar projetos de fabricação digital de forma colaborativa, seguindo as diretrizes da rede mundial de laboratórios digitais criada há mais de 10 anos no Centro de Bits e Átomos do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Dessa interação, cria-se tudo: máquinas, robôs, brinquedos, games, maquetes e muito mais.
O uso dos equipamentos disponíveis não tem custo e os alunos contam com o auxílio dos professores e técnicos, que estão sempre disponíveis para apoiar no desenvolvimento dos protótipos e manuseio de máquinas como fresadoras, de corte e gravação a laser e impressoras 3D.
Não são apenas os alunos que podem utilizar o nosso Fab Lab. Uma vez por semana, recebemos o público externo que deseja conhecer o laboratório e para desenvolvimento de projetos há agendamento. É o chamado Open Day.
É a oportunidade de dar vida às suas ideias, aprender e compartilhar conhecimentos com pessoas de todo o mundo. Este intercâmbio é muito importante para o crescimento não apenas da rede como também de todas as pessoas e projetos que fazem parte dela.
Fab Lab é uma rede mundial de laboratórios de fabricação digital criada há mais de 10 anos no Centro de Bits e Átomos do MIT (Massachusetts Institute of Technology). É formada por mais 680 laboratórios, distribuídos em 87 países.
Confira o mapa da rede mundial aqui.
Para ser credenciado à rede mundial é preciso seguir alguns ideais que podem ser encontrados na Carta de Princípios, conhecida como a Fab Charter. A carta original pode ser visualizada aqui e versão traduzida para o português aqui.
Além disso, os Fab Labs possuem os mesmos equipamentos e processos. Dessa forma, fica mais fácil dividir todo o conhecimento entre os fabbers de todo o mundo. Este intercâmbio de ideias é muito importante para o crescimento não apenas da rede, mas como de todas as pessoas e projetos que fazem parte dela.
Para saber mais sobre a rede de Fab Labs, acesse este link.
Graduado em Filosofia e Engenharia de Controle e Automação; tem pós-graduação em Gestão de Empresas. Fez a certificação Fab Academy em 2017 no Insper FabLab. Atua como Gestor do Fab Lab, posição de referência para demandas internas e externas, acomodando as atividades da equipe e viabilizando a disponibilidade de recursos e insumos.
Professor do Insper desde 2016, onde ministra disciplinas da trilha de design para graduação e educação executiva. É doutorando em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica (EPUSP) e membro do INOVALAB@POLI, um complexo laboratorial focado no aprimoramento do ensino prático de graduação em engenharia, onde tem participado em projetos de desenvolvimento de produtos em colaboração com a rede Sugar, liderada pela Universidade de Stanford e a rede Design Factory, liderada pela Universidade de Aalto.
É graduado no Fab Academy, um programa prático de fabricação digital ministrado pelo Prof. Neil Gershenfeld, diretor do MIT’s Center for Bits and Atoms. Foi pesquisador do Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA), onde realizou mestrado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) na área de gestão do processo de design, onde conduziu um estudo de caso etnográfico com organização Open Source Ecology. Organiza e facilita workshops de design thinking e de open source design, aplicando-os nos mais diversos setores, desde educação até bens de consumo.
Graduada em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrotécnica pela Universidade São Judas Tadeu, Técnica em Mecatrônica pelo Senai “Roberto Simonsen” e formada em Eletricista de Manutenção pelo Senai “Luis Eulálio de Bueno Vidigal Filho”. Experiência em interpretação, testes e montagem de circuitos eletrônicos em placa perfurada. Participante da Olímpiada do Conhecimento da rede Senai/Senac na modalidade Manufatura Integrada, nas fases estadual e nacional, atuando como montadora eletrônica e programadora de microcontrolador.
Tem experiência como desenhista copista (softwares: AutoCad e Inventor); dimensionamento de grupos geradores movidos a motores de combustão; interpretação/dimensionamento de projetos eletrotécnicos de entrada de energia de BT e MT; atuou também como instrutora de curso técnico de eletrotécnica.
Sua experiência é voltada à modelagem 3D em diversas plataformas, desenho mecânico, impressão 3D, corte a laser, usinagem em fresadora e torno manual e CNC. Luís é graduado em Design Industrial pelo SENAC, em São Paulo. Está no Fab Lab Insper desde 2015 e, antes, trabalhou na área industrial onde desenvolveu diversos projetos de produtos, moldes para injeção, corte e repuxo além de projetos de ferramentas.
Formado em Eletricista de Manutenção pelo SENAI Roberto Simonsen e graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Experiência nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, elaboração de projetos eletrônicos e prototipagem, também na área de manutenção pela confiabilidade, e atuação como voluntariado no cursinho Mafalda Meraki como professor de física para cursos pré-vestibular.
Bacharel em Design Industrial pelo Centro Universitário Senac e com experiência na área de desenvolvimento de produtos, metodologia de projetos e processos de fabricação e prototipagem.
Realizou intercâmbio acadêmico e pesquisa na Universidade de Bridgeport em Connecticut, Estados Unidos e trabalhou e coordenou durante 2 anos um dos laboratórios públicos de fabricação digital do município de São Paulo, Fab Lab Livre SP, realizando workshops de modelagem 3D, desenho digital, processos de fabricação digital (impressoras 3D, máquinas de corte a laser, fresadoras CNC, entre outros) e programação básica em plataformas como Arduino e Processing, assim como consultoria em projetos. Atualmente trabalha como técnico do Fab Lab do Insper.